Você está aqui

6 de fev. de 2015

Biblioteconomia Social


Obter o título de bacharel em Biblioteconomia, dentro de uma Ciência Social Aplicada,  área com o respaldo técnico do conhecimento e aceitar esta verdade como única, sempre me causou inquietude ao longo do curso.
Ora, para o senso comum, o bibliotecário é um profissional que lida somente com a técnica de organização das obras do conhecimento, fica sempre uma imagem do individuo estereotipado das bibliotecas. Em minha concepção, a biblioteconomia e mais que fazer isso, ou mais deve ser.
A interação entre a técnica e o social me fez conceber o que intitulo de Biblioteconomia Social, lembrando que dentro da contemporaneidade, talvez seja preciso conceber uma técnica bibliotecária, mencionando a responsabilidade social que a cerca. Devemos tratar e disseminar a informação, mas também levar a informação a quem não tem ingresso a ela, transformando a nossa biblioteconomia em ponte para o acesso a educação, afinal não classificamos e catalogamos apenas os livros, mas o saberes acima de tudo.
A biblioteconomia transforma o bibliotecário único enquanto profissional referência da informação e pela experiência acadêmica vivida ao longo do curso, participando de modo ativo de projetos sociais de cunho bibliotecário, aprendi que não há como aplicar o social, se não houver uma eximia técnica, mas conceber uma técnica sem o respaldo social requer uma boa discussão cientifica
.